Publicado em: 14 de maio de 2015
Como e onde anunciar? 5 passos para uma comunicação de sucesso
Faz parte do nosso dia a dia na agência estudar o cliente, seu segmento, seus objetivos, seu público-alvo e planejar uma ação em comunicação que o auxilie a obter mais resultados – seja aumentar as vendas, conquistar mais clientes ou fidelizar os já existentes.
Entre estas ações que planejamos, vimos integrando mídias online e offline já há algum tempo. Percebemos que não bastava um anúncio em uma revista nem um banner em um site. Era preciso integrar e impactar o público onde ele estivesse – e sabemos que ele também está online.
O desafio é criar estratégias para que seu cliente informe-se sobre você e seus produtos e/ou serviços tanto pessoalmente quanto virtualmente – e aí você tem que estar bem nas duas situações.
Uma pesquisa da Forrester Research mostrou que 79% dos internautas que são impactados por uma publicidade offline fazem buscas online sobre o produto no mesmo dia. Ou seja, mais uma vez, a interação se faz necessária para converter uma pesquisa em um fechamento de negócio.
O resultado da pesquisa da Forrester mostra também que engana-se quem pensa que a mídia online sozinha é eficiente. O próprio Google (que é dono do Youtube) divulgou o canal em campanhas na TV e mídias offline. Isso aconteceu em outubro do ano passado. Questionados sobre o fato do Youtube recorrer ao offline para se promover, o Google explicou: “Queremos mostrar estes canais em outros lugares onde as pessoas também estão”. Lição de marketing para nós, do mercado publicitário, e para o cliente.
Com estes conceitos em mente, confira abaixo 5 passos para uma comunicação de sucesso!
1. Online e offline? Sim, por favor
Como vimos, as duas plataformas podem ser extremamente úteis em campanhas publicitárias e ações de comunicação. Conciliar as duas em um belo planejamento estratégico é o caminho para o sucesso.
2. Onde seu público está
A grande lição que podemos tirar – independente da plataforma de divulgação – é que devemos estar antenados para o comportamento do consumidor, pois ele pode indicar qual caminho seguir. Por isso, lembre-se: qualifique seu público e atue onde ele estiver.
3. Atendimento primoroso, sempre
Em algumas situações, a melhor campanha não é capaz de encantar seu cliente como o atendimento que ele recebe. Atender ao cliente como você gostaria de ser atendido é uma dica simples, mas a prática diária desta empatia pode trazer esse diferencial.
4. Prolongue o relacionamento
Conquistar um cliente não é tarefa fácil, por isso, mantê-lo é primordial. Fazer um pós-venda, avaliar o feedback recebido e praticar o marketing de relacionamento pode ser o grande diferencial do seu negócio.
5. Valorize o design
Um bom trabalho de design, com valorização de tipografia, aliada a uma sólida construção de identidade visual da marca, é de extrema importância para comunicar com eficiência um conteúdo de qualidade – sempre!
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FONTES:
https://www.forrester.com/home/
http://www.adnews.com.br/publicidade/youtube-explica-aposta-no-off-line-para-se-promover