Publicado em: 23 de fevereiro de 2015
5 pontos importantes sobre storytelling
Você já ouviu falar em storytelling? Em comunicação esse termo técnico é utilizado para definir as narrativas, as histórias utilizadas para as marcas, pensadas especificamente para os produtos.
Assim, o storytelling está intimamente ligado às ações de marketing e campanhas programadas para os clientes. Tudo deve estar muito “amarrado” para atingir os resultados esperados.
Recentemente, um case bacana do mercado, de uma marca que utiliza muito o storytelling, foi a campanha Natura Mais Perto. Confira:
A partir desse exemplo fantástico, apresentamos cinco pontos importantes sobre storytelling:
1 – Conte histórias de forma humanizada, transbordando verdade;
2 – Apresente personagens cada vez mais reais. A era dos modelos está cada vez mais sendo substituída pelas pessoas reais;
3 – A verdade dos personagens perpassa a verdade dos produtos e serviços que as marcas querem passar aos clientes. Essa credibilidade precisa estar equilibrada;
4 – Criar uma história para uma marca não significa simplesmente “inventar”. Muitas vezes a tradição de uma marca é um ótimo caminho para uma ação;
5 – Uma boa história é capaz de estabelecer conexões emocionais e pessoais com os espectadores. Isso é capaz de levar o público a conhecer uma nova marca e a consumi-la.