Publicado em: 7 de julho de 2020
A onda TikTok: como definir se o App é para a sua marca
Os profissionais de marketing de todo o mundo estão acompanhando de perto a expansão global do TikTok. A rede social de vídeos já era um sucesso enorme na Ásia e ganhou espaço no ocidente desde 2019. A Priory Comunicação reuniu aqui as informações que vão te ajudar a desvendar se o TikTok é para a sua marca.
Segundo relatório da Consultoria SensorTower, o TikTok é o aplicativo mais baixado no mundo da AppStore (Apple) e na Play Store (Android) no primeiro trimestre de 2020.
Você, com certeza, já foi surpreendido por uma onda de #Challanges vindos do TikTok no seu feed do Instagram. Talvez já tenha até se aventurado criando o seu próprio perfil e descobrindo a plataforma por si mesmo.
Mas e as marcas? Essa é a hora de chegar mais cedo na nova plataforma do momento? Se a sua persona é um homem de 40 anos, sua marca precisa ir para o TikTok? Calma. Até o fim deste texto, vamos desmistificar o que o TikTok pode significar para a sua marca.
TikTok a curto prazo
A atual demografia do TikTok aponta que 90% dos usuários tem menos de 23 anos, sendo 75% mulheres.
Seguindo essa tendência de público majoritariamente formado por jovens adultas e adolescentes, se a sua persona se encaixa nesses parâmetros, é preciso considerar a plataforma na sua estratégia de ampliação de alcance de marca.
A indecisão sobre criar uma estratégia de marketing para o TikTok pode estar muito vinculada às experiências do Vine e do Snapchat. Redes sociais que tiveram um grande poder de adesão durante um período curto de tempo e depois a popularidade caiu, perdendo público, marcas e investimentos.
A respostas para isso é só uma: estude o potencial da plataforma mesmo diante da incerteza e mesmo que o seu público ainda não esteja lá.
Lembra que há 5 anos ainda estávamos em dúvida em relação ao futuro dos influenciadores digitais no marketing de conteúdo? Hoje, é impossível montar uma estratégia de marketing com foco em crescimento exponencial sem sequer considerá-los.
A dica para o curto prazo é: entre na plataforma, conheça o que algumas marcas estão fazendo.
Insight: música, humor e a colaboração entre criadores são as principais forças do TikTok. Será que a sua marca pode explorar essas tendências? Inovar é sempre o melhor caminho!
TikTok no marketing a longo prazo
É impossível prever se o TikTok irá seguir a universalidade de públicos conquistada pelo Facebook e pelo Instagram. Mas uma coisa é certa: se o seu concorrente chegar lá primeiro, ele estará construindo um novo tipo de conexão que sua marca ainda não domina.
A dica para longo prazo é: estude a plataforma e comece a entender a diferença que ela propõe para a sua estratégia de Stories, por exemplo.
A marca Guaraná Antártica tem vídeos com mais de 200 mil visualizações:
@guarana Transformar ventilador em ar condicionado é #VerãoCoisaNossa @marquesgui_
A Desinchá explora influenciadores e roteiros de humor e alcança boas marcas de visualização:
@desincha Pergunta pra quem você tá torcendo nesse BBB? #roletadesincha #desinchá @arthubastos @isamachado
Insights para planejamento de conteúdos:
- Foco nas experiências que sua marca proporciona
- Poder à comunidade: coloque o seu público para criar junto
- Pesquise os influenciadores que já dominam a plataforma
Não precisa ser para ontem, mas também não deixe de lado a oportunidade de fazer sua marca se aproximar de uma forma atual com o seu público.
Precisa de ajuda para desvendar quais redes sociais vão, de fato, trazer resultados para a sua marca? A Priory Comunicação está à sua disposição: WhatsApp | [email protected].