Publicado em: 9 de novembro de 2015
3 estratégias de marketing que não infringem o Código de Ética Médico
Os profissionais da área médica devem ficar atentos às regras do código de ética médico para publicidade, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina. O material, transformado em Manual de Publicidade Médica, trata de todos os temas relacionados à divulgação da imagem dos médicos e de seus serviços, inclusive sobre as mídias sociais.
Diante de tantas normas a seguir e atentar, destacamos três estratégias de marketing que não infringem o código de ética médico e podem ser trabalhadas para destacar a imagem dos profissionais.
Veja a seguir:
1 – Marketing de conteúdo
Você sabia que a produção e a divulgação de conteúdo são algumas das coisas mais importantes em uma estratégia de marketing? Um bom conteúdo serve para atrair novos pacientes; educá-los, através de temas relacionados à área de atuação; e tornar sua marca referência no mercado. Entre os conteúdos que podem ser desenvolvidos estão: e-books; vídeos; artigos; infográficos; posts para redes sociais; e cartilhas. Também existem muitos blogs de saúde, que passam informações sobre o tema em geral ou sobre áreas específicas. Este também é um bom caminho para trabalhar o marketing de conteúdo.
2 – Informes publicitários
Informes publicitários são anúncios veiculados em revistas, jornais ou sites. Em sua estética, são muito parecidos com matérias jornalísticas. Eles possuem o mesmo formato das matérias, porém levam a sua marca ao leitor mesclando publicidade com informações relevantes. Os informes publicitários chamam a atenção do leitor através do conteúdo, sempre afinado com a linha editorial e com o público da publicação escolhida. Por serem como matérias jornalísticas, os informes publicitários agregam credibilidade às marcas e estão dentro das regras do código de ética médico.
3 – Marketing de relacionamento
Ações de Marketing de Relacionamento, quando bem planejadas e executadas, podem ajudar a fidelizar seus pacientes e atrair novos potenciais pacientes. Em um cenário no qual fidelizar um paciente custa até sete vezes mais barato do que conseguir um novo, é importante investir em estratégias deste tipo. Algumas ações simples, como enviar um cartão de aniversário e manter os pacientes atualizados sobre a clínica através do envio de e-mail marketing podem ter resultados surpreendentes.