Publicado em: 30 de março de 2016
Como começar o marketing da sua empresa?
Em meio a tantas plataformas de divulgação online, muitos empresários têm dúvidas sobre como começar o marketing do seu negócio. Segundo dados do eMarketer, o Brasil conta com mais de 100 milhões de pessoas conectadas à internet atualmente. Portanto, para se destacar entre os concorrentes, é indispensável que a marca invista nas estratégias certas de divulgação.
Devido ao número crescente de usuários de redes sociais e demais mídias, qualquer empreendedor que deseje fortalecer o seu negócio precisa conhecer e investir nesses recursos. Atrair a atenção dos consumidores é um desafio que demanda conhecimento técnico aprimorado, criatividade e capacidade de inovar. Sendo assim, confira as principais maneiras de usar a tecnologia a seu favor e começar o marketing da sua companhia.
Desenvolva um site competitivo
Ter um site hoje é fundamental para todas as organizações, é uma das melhores maneiras de começar o marketing de uma empresa. Porém, somente ter uma página virtual não basta. O seu espaço corporativo na internet precisa funcionar em conjunto com outras ferramentas para alavancar as vendas.
Cerifique-se da navegabilidade e do design, tanto para quem visita pelo computador quanto para aqueles que utilizam dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O objetivo é que a sua empresa seja localizada com muita facilidade.
Para isso, utilize técnicas de SEO para que os buscadores Google e Bing indexem de forma correta o seu conteúdo. Lance mão também de links patrocinados para aumentar o tráfego do site, garantindo a aproximação de um público que realmente tenha interesse pelos serviços e/ou produtos oferecidos.
Construa o seu mailing
Para começar o marketing do seu negócio, pense em modos de obter o e-mail das pessoas que acessam o site. Afinal, esse é o contato mais direto que você pode estabelecer com um cliente, seja recorrente ou em potencial. Alguns métodos bastante efetivos são os cupons de desconto e os e-books. O próximo passo é segmentar a base de dados e criar mensagens que convertam a lista de contatos em transações comerciais.
Aposte nas mídias sociais
Outra etapa imprescindível para quem quer começar o marketing de um negócio é criar perfis nas redes sociais. A partir de uma presença organizada e estratégica nesses meios, o gestor consegue monitorar o que as pessoas estão falando sobre a marca e publicar conteúdos que gerem interesse de novos públicos.