Publicado em: 11 de junho de 2024
Cuidado com os acessos às suas contas de marketing online
Hoje vamos falar sobre segurança e organização dos acessos às contas necessárias para o trabalho de marketing online. Esse é um problema recorrente que temos verificado em clientes novos. Normalmente, as contas estão em nomes de terceiros, ou mesmo de ex-funcionários, o que torna muito difícil recuperar o acesso e retomar os trabalhos de marketing de forma profissionalizada.
Mas de que contas estamos falando? Vou começar pela principal (e a que mais encontramos problemas): a Meta Business Suite, também conhecida apenas como BM. Através da Meta Business Suite podemos controlar os acessos aos seguintes ativos: Fanpage do Facebook, conta de anúncios do Meta, pixel do Meta, conta de WhatsApp Business, Catálogo de Produtos, entre outros. Ocorre que, muitas vezes, o cliente não tem acesso à Meta Business Suite, ou, quando tem, os ativos não estão corretamente conectados. Portanto, esteja certo de que você tem controle total da sua BM.
Outro acesso comum onde encontramos problemas é o Registro.br, onde está registrado o domínio .com.br do seu site. Já vimos muitos domínios em nome da empresa terceira que desenvolveu o site, o que é algo grave, pois ela detém todos os direitos e pode, inclusive, vender seu domínio para outra empresa e tirar seu site do ar.
Para facilitar, vou fazer uma lista dos acessos que você, proprietário e/ou gestor de marketing, deve ter em suas mãos para conceder às empresas terceiras somente o acesso necessário:
- Google Ads – Para gerenciar campanhas de publicidade paga no Google.
- Google Analytics (GA4) – Para monitorar e analisar o tráfego e o desempenho do site.
- Google Meu Negócio – Para gerenciar a presença da empresa no Google Maps e nas pesquisas locais.
- Meta Ads (anteriormente Facebook Ads) – Para criar e gerenciar campanhas publicitárias no Facebook e Instagram.
- Meta Business Suite (anteriormente Facebook Business Manager) – Para gerenciar todas as contas e ativos do Facebook e Instagram, incluindo páginas, contas de anúncios, pixels, e catálogos de produtos.
- LinkedIn Campaign Manager – Para gerenciar campanhas publicitárias no LinkedIn.
- Twitter Ads – Para gerenciar campanhas publicitárias no Twitter.
- Pinterest Ads – Para gerenciar campanhas publicitárias no Pinterest.
- TikTok Ads – Para gerenciar campanhas publicitárias no TikTok.
- Registro.br – Para garantir que a empresa ou você sejam os titulares do domínio do site.
- Servidor de Hospedagem – Para gerenciar o servidor onde o site está hospedado e garantir a segurança do acesso.
- Painel de Controle do seu site – Para poder fazer postagens no blog e demais alterações necessárias em seu site.
- Plataformas de Email Marketing (como MailChimp, SendinBlue, etc.) – Para gerenciar campanhas de email marketing.
- CRM (Customer Relationship Management) – Para gerenciar relacionamentos com clientes e leads.
- Plataformas de Automação de Marketing (como RD Marketing, HubSpot, Active Campaign, etc.) – Para automatizar e gerenciar campanhas de marketing.
Tendo todos esses acessos seguros, você garante o controle de quem vai prestar serviço para você e consegue adicionar ou remover funcionários e terceiros de forma fácil e segura.
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