Publicado em: 24 de setembro de 2015
Inbound Marketing: estratégias de redução de custos
Muita gente fala que fazer algum tipo de ação de comunicação ou marketing é muito caro. Essa informação nos remete a anúncios em jornais, revistas, rádio e televisão, principalmente. Estas são as chamadas mídias tradicionais e costumam, sim, ter um valor mais alto. Diferente deste cenário está o marketing digital. Ele surgiu como uma alternativa às mídias já conhecidas, trabalhando com redução de custos e apresentando diferenciais importantes.
A internet tomou conta das nossas vidas, transformando até mesmo os nossos hábitos de compra. Nesse novo contexto, o marketing digital se desenvolveu, apostando na mensuração de resultados e na customização de conteúdos e formatos.
Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo
Com o Inbound Marketing, podemos direcionar as verbas de marketing online de forma personalizada, trabalhando pela redução de custos. É possível selecionar detalhes do público a ser atingido e customizar a estratégia antes, durante e depois.
Isso quer dizer que todo o dinheiro investido é monitorado de perto e relativizado com as conversões obtidas. Essas conversões podem ser vendas reais, obtenção de cadastro/mailing de potenciais clientes, entre outras opções. Tudo vai depender do objetivo traçado no início do seu planejamento.
Como este trabalho é realizado na prática? Através do marketing de conteúdo, uma forma diferenciada de atrair e encantar seus clientes em potencial. Informações e formatos pensados para eles, de acordo com seus interesses, formam o conteúdo da sua empresa.
Hoje ter um conteúdo atrativo e de qualidade é de grande importância para dar credibilidade ao seu negócio, se diferenciar da concorrência, aumentar o alcance orgânico e as vendas. O material pode ser veiculado em redes sociais, e-mail marketings e blogs, por exemplo.
Trabalho especializado
Todo este trabalho que explicamos precisa, é claro, do auxílio de profissionais capacitados. Eles são os responsáveis por criar estratégias para que os anúncios (mídias pagas, principalmente Google Adwords e Facebook Ads) sejam exibidos para um público selecionado. Essa audiência deve ser muito bem estudada para que a redução de custos traga resultados concretos e positivos.
Os profissionais especializados em marketing digital trabalham sempre com o foco de aumentar a taxa de cliques (CTR) e a taxa de conversão, o que reflete diretamente nas vendas e no aumento da receita. Assim, aumenta-se o retorno do investimento (ROI) realizado. Para não “jogar dinheiro fora”, exibindo os anúncios para pessoas que não são potenciais compradores, diminuindo a taxa de cliques e de conversão, escolha o caminho mais seguro.