Publicado em: 5 de março de 2015
Principais desafios no gerenciamento das redes sociais
Você já sabe mas não custa lembrar: não basta criar um perfil nas principais redes sociais e achar que está bom assim, presença garantida e tudo certo. Ou ainda: eu mesmo dou conta de fazer este trabalho.
Nada disso. Afinal, analisar alguns pontos principais sobre a reputação da marca e as implicações que essa exposição envolve nos proporciona algumas reflexões.
Vamos aos fatos que dificultam o trabalho “por conta”?
1. É difícil manter o perfil atualizado
Parece fácil no início. Só no início, com aquela empolgação. Depois cansa e esse depois não é muito depois, é logo depois. Por isso, existem profissionais capazes de organizar uma rotina de postagens combinada conforme as metas a serem atingidas e o público-alvo, tudo extremamente personalizado.
2. Não é fácil produzir materiais de imagem e texto com qualidade
É notável a diferença de uma página gerenciada por agência/profissionais de outra gerenciada pelos próprios funcionários ou proprietários. O cuidado com as imagens (aplicações de logotipo, linha visual adotada para a página, imagem de capa, entre outros fatores) e com os textos (erros de português, chamadas apelativas, etc.) ajuda (e muito) a transmitir todo o profissionalismo de uma empresa.
3. A importância do monitoramento e da interação com os fãs
Quem reclama quer ser ouvido. Ignorar as mensagens que trazem críticas pode fazer com que o buzz negativo da marca só aumente e se torne algo incontrolável. O indicado é identificar o problema, descobrir em que ponto a crise começou e quem são os usuários envolvidos e resolver da melhor forma possível. Se o erro for da empresa, deve assumir publicamente e desculpar-se. Os serviços de atendimento ao consumidor online, chamados SAC 2.0, estão em alta.
4. A necessidade de investimentos em publicidade online
Hoje para alcançar os objetivos e cuidar bem da sua marca nas redes sociais é preciso investimento. E não estamos falando de grandes investimentos como era antes: campanhas com verbas milionárias e muitas vezes sem mensuração de resultados. As mídias sociais permitem baixo investimento, um leque enorme de dados sobre o público atingido e grandes resultados. Para isso, é claro, mais uma vez os profissionais são fundamentais para o sucesso das ações.
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