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Publicado em: 14 de janeiro de 2020

Foto 4 maiores urgências no marketing para 2020

4 maiores urgências no marketing para 2020

O início de um novo ano sempre vem repleto de previsões e projeções. Não importa a área, queremos sempre estar à frente das tendências para formatar um planejamento de ações certeiras. No marketing, falar em automação não é mais o bastante. No entanto, a única certeza que temos é que a profissionalização das equipes que projetam, planejam e executam as ações precisa ser uma prioridade. Afinal, lidar com dados pessoais e orçamentos cada vez mais robustos vai exigir maior expertise para a segurança das marcas.

 

Alguns caminhos já se tornaram muito objetivos, para não dizer clichês, para quem trabalha com marketing, tanto o digital quanto o off-line. Por isso, a Priory Comunicação se insere no fluxo mercadológico de propor alguns pontos, não de tendências, mas de urgências para 2020. Vamos lá!

 

LGPD

Se você trabalha com marketing e não está familiarizado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é melhor se apressar. A lei foi sancionada em 2018 e entra em vigor em agosto deste ano. Mas, como ela impacta equipes de marketing?

 

Dados são a principal matéria-prima do marketing estratégico. São eles que permitem afunilar campanhas eficazes e estudar com profundidade a buyer persona da sua marca. Portanto, sejamos criteriosos com este assunto!

 

Transparência e consentimento ganham status de lei na captação de dados pessoais. Então, lead ads, landing pages, formulários, inscrições em newsletters precisam de maior atenção.

 

Ou seja, tudo o que envolve os dados pessoais dos leads precisa ser revisto, considerando três grandes frentes:

  • a permissão do titular dos dados para captação de informações pessoais;
  • transparência quanto à explicação do uso dos dados;
  • o direito do titular de remover suas informações quando quiser.

 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não proíbe o uso de informações pessoais para ações de marketing, mas prevê total poder ao titular dos dados. Portanto, mais um ponto de atenção e necessidade de estudo e aprimoramento às equipes de marketing.

 

Pesquisa por voz

Introduzida pelo Google em 2011, a pesquisa por voz era inicialmente mais um luxo tecnológico do que um recurso prático e usual aos usuários da época. Hoje, este cenário muda com bastante velocidade.

 

Estatísticas atuais mostram que 41% dos adultos usam a pesquisa por voz pelo menos uma vez por dia. As projeções da ComScore mostram que, em 2020, pelo menos 50% de todas as buscas on-line serão pesquisas por voz.

 

Isso significa que todo o seu conteúdo de SEO e E-Commerce precisam estar direcionados ao marketing conversacional? Não necessariamente. Mas ignorá-lo ao longo do ano em suas estratégias de marketing pode ser exatamente o que vai colocar o seu concorrente um grande passo à frente.

 

Marketing de influenciadores

O poder dos influenciadores é indiscutível no marketing digital. Algumas personalidades – e suas marcas pessoais – consolidaram um mercado forte de relacionamento com as empresas.

 

E por “forte” queremos dizer bilionário. O marketing de influenciadores, segundo pesquisa de tendência da MediaKix, deve movimentar de 5 a 10 bilhões de dólares a nível global em 2020.

 

O Retorno de Investimento é alto para quem sabe usar com inteligência o posicionamento de marketing nos canais de influenciadores. Marcas de alcance nacional e global já vinham investindo muito nessas ações, mas os anos de 2018 e 2019 também provaram que, quando realizadas localmente, com influenciadores de alcance regional específico, elas também trazem bons resultados.

 

Portanto, voltamos à profissionalização das equipes de marketing como primeira urgência. Afinal, ter uma equipe que sabe avaliar estrategicamente os públicos e as maneiras pelas quais sua marca pode ser inserida nos canais de influenciadores será um grande diferencial na utilização dos recursos investidos.

 

2020 pode ser um ano e tanto para influenciadores, marcas e empresas que conectam os dois lados, como Influency.Me, Celebryts, AirFluencer e BuzzSumo.

 

Experiência do Usuário

O texto ficou ótimo e dialoga diretamente com o lead, a arte ficou linda e atraente, mas o Call-to-action não aparece no primeiro contato com a tela no mobile? Pois é… O foco na experiência do usuário pode, muitas vezes, ser o que diferencia o sucesso do fracasso em uma ação.

 

Mais do que investir em tecnologia e otimizar conteúdos para a experiência mobile, o marketing precisa pensar os múltiplos contextos do consumidor.

 

A segmentação e criação de conteúdos específicos para públicos cada vez mais restritos ganha força com o foco em experiência do usuário. Maior, portanto, a necessidade de equipes de texto, design e UX design nas dinâmicas de marketing digital.

 

Com maior foco na experiência, será importante repensar também os chatbots. Afinal, a humanização dos contatos entre lead e marca precisa ser eficaz. Assim como na pesquisa por voz, as tecnologias estão se aprimorando para criar interações cada vez mais inteligentes e humanas.

 

As nuances do diálogo com o seu público devem ser primordiais para criar uma experiência do usuário completa e, de fato, conversacional.

 

Todos esses pontos vão afetar positivamente os resultados da sua marca em 2020. Mas para colocá-los em prática, é preciso estudar a fundo quem é sua buyer persona.

 

Por isso, faça de 2020 o ano mais importante para o seu negócio com um marketing profissional. Fale com a Priory Comunicação: (41) 3233-6598 | [email protected].

 

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