Publicado em: 11 de setembro de 2015
Melhores formas de medir resultados de investimentos em campanhas online
Quando falamos da grande capacidade de mensuração de resultados em marketing digital e campanhas online uma dúvida que sempre aparece é: mas qual a melhor forma de medir resultados?
Diferente de meios de comunicação tradicionais como TV, rádio e jornal, em que não é possível analisar quem viu, quem se interessou e quem efetivamente comprou, o Inbound Marketing oferece informações para uma análise completa. Ferramentas de marketing digital permitem saber se o usuário clicou, se permaneceu na página, se converteu a visita ao site em venda, quanto custou cada clique e muito mais.
O objetivo é vender
Os números mais importantes são aqueles que mostram as melhores iniciativas e quais precisam de ajuste. É válido observar que o número de seguidores e visualizações não podem ser analisados isoladamente. Como o principal objetivo da maioria das campanhas de marketing online é vender, é preciso analisar os indicadores de performance.
Não existe receita para definir estes indicadores. Cada campanha é customizada, tem uma necessidade e uma estratégia especial. No entanto, existe uma forma geral de medir a efetividade das campanhas online. Pode ser o ponto de partida para estabelecer novas relações. Basta acompanhar estes resultados principais:
– Número de visitantes únicos;
– Número de leads gerados;
– Número de clientes conquistados (que compraram seu produto ou serviço).
Vendas diretas e leads
Também é importante atentar para o fato de que existem diferenças entre medir o retorno quando se fala em vendas diretas (e-commerce) e leads (contatos). Nas campanhas relacionadas a atividades de vendas diretas é mais fácil medir o resultado. Medindo a conversão é possível saber de qual ferramenta ou trabalho de marketing online essa venda veio. Prático e rápido.
Já quando estamos falando de leads, é importante saber quanto custou para gerar esse lead e quantas vendas foram feitas para esse lead. Somente estabelecendo essas relações é possível medir o resultado. Uma conta um pouco mais complexa, mas que resulta em um retorno claro e fidedigno das campanhas online.
Aplicando a estratégia de Inbound Marketing, as empresas conquistam um controle completo dos processos de venda e acompanham de perto os resultados das suas campanhas online. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital. Com o auxílio de uma agência especializada, os negócios crescem, se destacam e vendem muito mais!