Publicado em: 26 de setembro de 2023
Novas regras para publicidade de médicos: tudo o que você precisa saber
As redes sociais são capazes de influenciar milhões de pessoas em todo o mundo. Nesse sentido, algumas entidades de classe precisam atribuir determinados limites éticos para a atuação de seus profissionais.
No dia 12 de setembro de 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou o regramento voltado à publicidade de médicos e demais profissionais de saúde nas redes sociais.
O objetivo, segundo o CFM, é assegurar aos médicos e demais profissionais de saúde o direito de compartilhar seus serviços à população, mas desde que o conteúdo disseminado respeite as regras de mercado.
Ainda de acordo com o CFM, as novas definições foram estabelecidas com base em mais de 2.600 sugestões de médicos de todo o Brasil, visando a utilização de plataformas sociais para a divulgação de tratamentos e serviços.
Leia também: 10 motivos para a sua empresa investir em branding
O que os médicos podem divulgar nas redes sociais?
– O antes e o depois do tratamento de seus pacientes.
Neste caso, é importante observar que há a obrigatoriedade do consentimento dos referidos pacientes. Além disso, a postagem precisa ter caráter educativo, sendo que as imagens não podem sofrer manipulação visual ou edição. Ademais, devem ser esclarecidos, na mesma publicação, os riscos eventuais dos tratamentos e procedimentos.
– Divulgação das clínicas e de seus locais de trabalho.
Divulgar as clínicas, bem como os preços de procedimentos e consultas também está permitido nas redes sociais.
– Selfies com famosos.
A diretriz atualizada do CFM também possibilita a publicação de selfies de médicos com pacientes famosos, contudo, não é permitido garantir ao público os mesmos resultados nos respectivos tratamentos.
O que os médicos não podem divulgar nas redes sociais?
Se você leu este artigo até aqui, certamente deve estar curioso (a) para saber também o que os médicos e profissionais de saúde não podem divulgar nas redes sociais, correto? Vamos, então, aos principais pontos:
– Comercialização de produtos.
Sejam os produtos medicamentos ou suplementos, os profissionais não podem divulgar sua comercialização nas redes sociais. Quem desrespeitar a regra poderá ser alvo de denúncia e possíveis sanções no CFM.
– Garantir o sucesso de tratamentos e procedimentos.
Do mesmo modo, os médicos e profissionais de saúde ficam proibidos de garantir que todos os pacientes obterão resultados satisfatórios com eventuais procedimentos ou tratamentos, levando-se em conta que a eficácia deve ser considerada um fator individual.
– Publicação de conteúdo que desaconselhe a vacinação ou contraindique tratamento ou medicamento que possua aprovação da Anvisa.
Finalmente, os médicos e profissionais de saúde ficam impedidos de realizar qualquer tipo de publicação que oriente os pacientes a não se vacinarem ou que contraindique tratamentos/medicamentos que tenham aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também: 5 tendências das redes sociais
Você é médico ou outro tipo de profissional da área de saúde? O que você pensa sobre estas novas regras?
Caso esteja pensando em investir no marketing do seu hospital ou clínica, entre em contato com o time da Priory. Há mais de 24 anos, entregamos estratégia, eficiência e resultados capazes de impulsionar o seu posicionamento nas mídias digitais, potencializando o seu negócio.
Ligue: (41) 3233 6598
Se preferir, escreva: [email protected]