Publicado em: 3 de janeiro de 2023
O conceito não é novo. Mas como usar os 8 P’s do Marketing em 2023?
Os 8 P’s do Marketing atuam como uma importante base para as estratégias que serão adotadas pela empresa
Também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, os 8 P’s do Marketing podem ser definidos como um conceito fundamental para a estratégia das empresas.
Inicialmente idealizados pelo professor Jerome McCarthy como apenas 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) e difundidos pelo pai do marketing moderno, Philip Kotler, os P’s ganharam mais quatro pilares com o passar do tempo em razão de fatores como o avanço da tecnologia e a digitalização das relações. Eles significam:
- Produto: a empresa deve demonstrar ao cliente que ele realmente precisa do produto, pois ele é diferenciado e único;
- Preço: o valor que será cobrado pelo produto/serviço. Todavia, não é somente o preço do produto, mas sim o valor agregado e perceptível;
- Praça: para definir os melhores locais para venda, deve ser realizado um estudo demográfico e comportamental do público-alvo, da concorrência e do produto;
- Promoção: pode ser aplicada por meio de diferentes estratégias de marketing para divulgar o produto, como publicações nas mídias sociais, entre outras;
- Pessoas: para ter empatia com o cliente e gerar conexão, é preciso ouvir as necessidades do público e saber solucionar as ‘dores’ das personas do negócio;
- Processos: todos os fluxos de trabalho que devem ser utilizados pela empresa, como procedimento, operações e metodologias;
- Posicionamento: deve ser refletido em todos os aspectos da comunicação, desde a escolha do tom de voz até a criação das campanhas publicitárias;
- Performance: também pode ser conhecida como produtividade e qualidade, se valendo muitas vezes da utilização de indicadores de desempenho.
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Para que servem os 8 P’s do Marketing?
Foi-se o tempo em que as marcas se preocupavam apenas em vender e lucrar. Vivemos uma era de clientes cada vez mais exigentes, que se valem do avanço tecnológico para avaliar os produtos e serviços que adquirem.
Nesse sentido, a experiência do cliente em toda a jornada de compra é extremamente valorizada. Daí a importância dos 8 P’s do Marketing, que atuam como uma base para as estratégias que serão adotadas pela empresa.
Nossa experiência de mais de duas décadas aqui na Priory demonstra que os 8 P’s do Marketing, uma vez bem implementados, contribuem para que os negócios tenham acesso a dados capazes de ajudar a otimizar seus resultados, além de traçar caminhos mais assertivos para conquistá-los.
Como usar os 8 P’s do Marketing em 2023?
A chegada de um novo ano representa uma excelente oportunidade para refletir sobre as estratégias da empresa. Você tem ideia de como usar os 8 P’s do Marketing em 2023? Calma, que a Priory te ajuda!
Se você está abrindo ou reformulando um negócio, provavelmente deve ter um plano de negócios, que é o planejamento por meio do qual os 8 P’s do Marketing precisam estar inseridos.
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Tire os 8 P’s do Marketing do papel
Depois de fazerem parte do plano de negócios, é hora de os 8 P’s do Marketing serem usados na prática pela empresa, ajudando no direcionamento dos melhores caminhos e, consequentemente, gerando melhores resultados de desempenho.
Assim, os 8 P’s do Marketing podem ser decisivos para que o seu negócio estabeleça uma melhor conexão com os clientes, promovendo a marca de forma mais assertiva e potencializando as oportunidades de vendas/fidelização.
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