Publicado em: 25 de outubro de 2018
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O que é manifesto da marca e como funciona
A Coca-Cola vende refrigerantes. Será que vende apenas refrigerantes? Ou também vende história? Você sabia que foi a construção narrativa da Coca que mudou a roupa do Papai Noel de azul para vermelha? Mais do que oferecer o frescor e o sabor de compartilhar um refrigerante com uma refeição, a Coca-Cola é referência em construção de storytelling. Além de criar uma história, criou um manifesto de quem ela é no mundo.
Toda marca tem uma história e, para cativar seu público, ela precisa ser bem contada. Junto com a Coca-Cola, podemos citar (entre muitos) Nike, Adidas, Apple e Walt Disney, que criaram cases inspiradores e histórias bem contadas para conseguir um lugar ao sol. A técnica de contar boas histórias de marcas e pessoas é nomeada de storytelling no mundo publicitário, sendo a “tecnarte” de elaborar e encadear cenas, dando um sentido envolvente à narrativa para captar a atenção das pessoas e a assimilação de uma ideia central.
Eis que surge, no meio desta técnica/teoria, o texto manifesto, que acompanha um vídeo manifesto. O texto manifesto é uma espécie de bandeira que a marca levanta, um hino do que ela significa. No vídeo manifesto, além de uma história contada, temos uma comunicação consistente e reconhecida pelo público em todos os canais.
As palavras do texto manifesto são carregadas de estratégia e a construção do vídeo contém encantamento e criatividade. Palavras estrategicamente colocadas com imagens constroem o significado de uma marca. Um manifesto em vídeo é a expressão emocionante dos valores e convicções.
Recentemente, a Priory Comunicação fez uma campanha para o CREA-PR em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo e a cereja do bolo foi um texto manifesto, acompanhado de um vídeo manifesto. Você pode ler sobre o processo criativo e conferir o vídeo aqui.
Sua marca tem uma história para contar? Entre em contato com a Priory Comunicação, temos as ferramentas e as estratégias certas para criar e contar sua história.