Publicado em: 28 de março de 2024
O que mudou (e o que não mudou) no marketing em 25 anos?
Como vocês sabem, a Priory está há mais de 25 anos no mercado. Entre centenas de clientes e milhares de jobs, fomos nos atualizando e crescendo nesse tempo – e claro que isso nos faz refletir sobre tudo o que mudou desde então.
Como era o marketing em 1999?
Quando a Priory foi fundada em 1999, o principal foco da empresa era a comunicação empresarial e a produção de materiais gráficos. Uma mudança óbvia foi a migração dos jobs para o mundo digital.
Mas meu objetivo com esse artigo vai além de pensar na mudança do tipo de job de impresso para digital. Acredito que a principal mudança tenha sido na profundidade e complexidade das estratégias. Hoje, para executar uma campanha online, a gama de conhecimentos necessários vai desde o tradicional copy e design até tráfego pago, inbound marketing, marketing de influência e marketing de conversas, por exemplo.
Nesse tempo, vimos nascerem (e morrerem!) redes sociais, mobile marketing, automação de marketing, e-commerce, marketing de influência e, mais recentemente, a inteligência artificial.
Além disso, o posicionamento das marcas envolve múltiplos canais de contato com o cliente, serviços cada vez mais nichados e, consequentemente, estratégias sob medida para cada cliente.
E o que não mudou?
Esse é o ponto principal desse artigo! Dizer para você, leitor, que em 25 anos existem sim coisas que não mudaram. A necessidade de criar um relacionamento com o consumidor, de estreitar o diálogo e não ser apenas mais uma marca no mercado está presente desde o princípio do marketing, muito antes da Priory nascer!
Além disso, uma estratégia de branding bem fundamentada, onde existe uma intenção em cada ação, de comunicar o que de fato faz essa marca existir! E essas ações precisam de constância ao longo do tempo para se solidificarem na mente do consumidor, que deve ser sempre o centro de qualquer estratégia de marketing.
Portanto, vemos que mudam os meios, as formas de se fazer, mas o objetivo principal – que é disputar a preferência do consumidor (e, consequentemente, vender mais que o concorrente) – além de comunicar de forma eficiente os propósitos e diferenciais da sua marca, devem ser sempre os pilares de qualquer boa estratégia de marketing.
Quer criar uma estratégia de marketing bem fundamentada e atualizada? Chame a gente no WhatsApp ou no e-mail [email protected].