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Publicado em: 20 de junho de 2024

Foto O que realmente importa em um relatório de marketing digital?

O que realmente importa em um relatório de marketing digital?

Você já se viu perdido em meio a tantos números, taxas e custos nos relatórios da sua agência ou gestor de marketing? CPC, CTR, alcance, cliques, impressões, CPM, ROI, taxa de conversão e muitos outros. Neste artigo, vou te ensinar a focar no que realmente importa para que você possa cobrar sua agência e obter mais resultados!

Tenha clareza do objetivo da campanha/ação

Antes de mais nada, para definir quais métricas são mais importantes para sua empresa, você deve ter claro o objetivo de cada ação ou campanha.

Alguns exemplos mais comuns são:

  • Levar mais clientes para seu site (tráfego)
  • Gerar conversas no WhatsApp
  • Gerar leads através de formulários
  • Tornar sua marca mais conhecida
  • Vender mais no seu e-commerce
  • Aumentar visualizações de vídeos
  • Atrair mais visitantes para seu perfil do Instagram

Existem diversos objetivos, mas o importante é ter essa clareza no momento de interpretar o relatório!

Cada objetivo tem suas métricas mais importantes

Com isso em mente, você deve focar nas métricas que são as mais relevantes para cada objetivo específico.

  • Levar mais clientes para seu site (tráfego) → cliques, CTR (taxa de cliques), CPC (custo por clique)
  • Gerar conversas no WhatsApp → conversas, taxa de conversão, custo de conversão
  • Gerar leads através de formulários → leads/conversão, taxa de conversão, custo por conversão
  • Tornar sua marca mais conhecida → alcance e impressões
  • Vender mais no seu e-commerce → vendas, custo por conversão, ROI
  • Aumentar visualizações de vídeos → visualizações e engajamentos
  • Atrair mais visitantes para seu perfil do Instagram → visitas ao perfil, custo por clique, CTR (taxa de cliques)

Pode parecer óbvio, mas é comum o cliente se preocupar com a taxa de cliques quando, na verdade, ele está buscando leads, por exemplo. Ou preocupar-se com a diminuição do alcance e curtidas dos posts quando está buscando tráfego no site.

Obviamente, os objetivos das ações e campanhas devem seguir uma estratégia bem definida e um funil de marketing. E essa é a segunda dica! Se você quer melhorar sua métrica principal, normalmente trabalhar na métrica anterior do funil ajuda bastante.

Conheça as métricas importantes por etapa do funil de vendas

Vou ilustrar com outro exemplo: se seu foco é vendas no e-commerce, mas você não está conseguindo melhorar essa métrica, talvez focar na métrica da etapa anterior, que é adicionar ao carrinho de compras, possa impulsionar suas vendas!

A tabela abaixo pode ajudá-lo a determinar qual é sua métrica principal e a anterior a ela:

Etapa do Funil Principais Métricas
1. Consciência Impressões
Alcance
CTR (Click-Through Rate)
2. Interesse Cliques no anúncio
Taxa de rejeição
Páginas por sessão
Tempo médio no site
3. Consideração  Visualizações de página de produto
Adições ao carrinho
Taxa de clique em CTA (Call to Action)
4. Intenção Início do checkout
Cliques no botão de compra
Cadastro de e-mails (leads)
5. Avaliação Taxa de abandono de carrinho
Taxa de conclusão de cadastro
Taxa de conversão de leads
6. Compra Taxa de conversão
Custo por aquisição (CPA)
Valor médio do pedido (AOV)
7. Fidelização Taxa de recompra
Número de compras por cliente
LTV (Lifetime Value)
8. Promotor da Marca Net Promoter Score (NPS)
Avaliações e depoimentos
Referências e indicações

 

Você quer alcançar mais resultados com suas campanhas e ações de marketing online? 

 

Entre em contato conosco aqui que teremos o prazer de analisar suas estratégias atuais e planejar novas ações alinhando seus objetivos com nossa expertise.

 

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