Publicado em: 20 de junho de 2024
O que realmente importa em um relatório de marketing digital?
Você já se viu perdido em meio a tantos números, taxas e custos nos relatórios da sua agência ou gestor de marketing? CPC, CTR, alcance, cliques, impressões, CPM, ROI, taxa de conversão e muitos outros. Neste artigo, vou te ensinar a focar no que realmente importa para que você possa cobrar sua agência e obter mais resultados!
Tenha clareza do objetivo da campanha/ação
Antes de mais nada, para definir quais métricas são mais importantes para sua empresa, você deve ter claro o objetivo de cada ação ou campanha.
Alguns exemplos mais comuns são:
- Levar mais clientes para seu site (tráfego)
- Gerar conversas no WhatsApp
- Gerar leads através de formulários
- Tornar sua marca mais conhecida
- Vender mais no seu e-commerce
- Aumentar visualizações de vídeos
- Atrair mais visitantes para seu perfil do Instagram
Existem diversos objetivos, mas o importante é ter essa clareza no momento de interpretar o relatório!
Cada objetivo tem suas métricas mais importantes
Com isso em mente, você deve focar nas métricas que são as mais relevantes para cada objetivo específico.
- Levar mais clientes para seu site (tráfego) → cliques, CTR (taxa de cliques), CPC (custo por clique)
- Gerar conversas no WhatsApp → conversas, taxa de conversão, custo de conversão
- Gerar leads através de formulários → leads/conversão, taxa de conversão, custo por conversão
- Tornar sua marca mais conhecida → alcance e impressões
- Vender mais no seu e-commerce → vendas, custo por conversão, ROI
- Aumentar visualizações de vídeos → visualizações e engajamentos
- Atrair mais visitantes para seu perfil do Instagram → visitas ao perfil, custo por clique, CTR (taxa de cliques)
Pode parecer óbvio, mas é comum o cliente se preocupar com a taxa de cliques quando, na verdade, ele está buscando leads, por exemplo. Ou preocupar-se com a diminuição do alcance e curtidas dos posts quando está buscando tráfego no site.
Obviamente, os objetivos das ações e campanhas devem seguir uma estratégia bem definida e um funil de marketing. E essa é a segunda dica! Se você quer melhorar sua métrica principal, normalmente trabalhar na métrica anterior do funil ajuda bastante.
Conheça as métricas importantes por etapa do funil de vendas
Vou ilustrar com outro exemplo: se seu foco é vendas no e-commerce, mas você não está conseguindo melhorar essa métrica, talvez focar na métrica da etapa anterior, que é adicionar ao carrinho de compras, possa impulsionar suas vendas!
A tabela abaixo pode ajudá-lo a determinar qual é sua métrica principal e a anterior a ela:
Etapa do Funil | Principais Métricas |
1. Consciência | Impressões |
Alcance | |
CTR (Click-Through Rate) | |
2. Interesse | Cliques no anúncio |
Taxa de rejeição | |
Páginas por sessão | |
Tempo médio no site | |
3. Consideração | Visualizações de página de produto |
Adições ao carrinho | |
Taxa de clique em CTA (Call to Action) | |
4. Intenção | Início do checkout |
Cliques no botão de compra | |
Cadastro de e-mails (leads) | |
5. Avaliação | Taxa de abandono de carrinho |
Taxa de conclusão de cadastro | |
Taxa de conversão de leads | |
6. Compra | Taxa de conversão |
Custo por aquisição (CPA) | |
Valor médio do pedido (AOV) | |
7. Fidelização | Taxa de recompra |
Número de compras por cliente | |
LTV (Lifetime Value) | |
8. Promotor da Marca | Net Promoter Score (NPS) |
Avaliações e depoimentos | |
Referências e indicações |
Você quer alcançar mais resultados com suas campanhas e ações de marketing online?
Entre em contato conosco aqui que teremos o prazer de analisar suas estratégias atuais e planejar novas ações alinhando seus objetivos com nossa expertise.