Publicado em: 14 de dezembro de 2015
Como fazer um planejamento de marketing para pequenas empresas
Todo dono de negócio acaba investindo em marketing, mesmo sem achar que está fazendo isso. Um panfleto, a fachada, o site, tudo isso é marketing e nenhum negócio escapa de fazer. Agora saber se essa é a melhor opção, analisar se o investimento dá o retorno esperado entre outras dúvidas podem ser sanadas com a elaboração de um planejamento de marketing.
Para fazer uma divulgação efetiva do seu negócio, é preciso planejar as ações de forma coordenada e pensar a médio e longo prazo. Além do planejamento de marketing, é muito importante ter em mãos o seu plano de negócio. Juntos eles ajudarão a traçar as suas metas, planos e necessidades futuras.
Mas por onde começar o planejamento de marketing para a minha pequena empresa? Confira o passo a passo a seguir:
1 – Objetivo
O primeiro passo é definir o seu objetivo. Ele deve ser focado e não muito amplo, por exemplo: ter mais visitas no site, formar um banco de dados e converter mais vendas.
2 – Como atingir esse objetivo
A segunda tarefa do planejamento de marketing é traçar os pontos já existentes no seu negócio que ajudarão a chegar ao objetivo. Também é preciso listar o que precisa ser feito a mais, incrementando o que já existe.
3 – Público-alvo
Depois é hora de pensar para quem você quer vender ou falar. Identifique quem são eles, quais são as suas características, os seus desejos e hábitos.
4 – Ferramentas
Para escolher as ferramentas mais adequadas para a divulgação do seu negócio, é preciso olhar para o seu público-alvo. Pense por onde ele anda, que lugares frequenta e como é sua rotina. Assim fica mais fácil enxergar, com clareza, o melhor momento de falar com ele e as melhores ferramentas para fazer isso.
5 – Nicho de mercado e posicionamento
Estudar o seu nicho de mercado (e os seus concorrentes) é muito importante para traçar um posicionamento estratégico para o seu negócio. Este é um ponto crucial do seu planejamento de marketing.
6 – Identidade
É importante deixar claro, primeiro para você mesmo, qual a identidade da sua empresa. Depois, com isso bem alinhado internamente, é possível divulgar o seu jeito de ser e fazer. Você deve se diferenciar através da identidade do seu negócio.
7 – Orçamento
Você pode destinar um percentual da sua receita bruta para este fim ou ainda especificar uma quantia disponível para um tempo determinado de ações.