Publicado em: 23 de novembro de 2015
5 dicas infalíveis de relacionamento para fidelizar o novo consumidor
Empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes conquistam um exército de porta-vozes para sua marca. Esses clientes, por sua vez, disseminam a imagem da marca e ajudam a atrair novos compradores. Além disso, manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um cliente novo.
Por isso, as ações de marketing de relacionamento são as ferramentas indicadas para fidelizar a sua clientela. Através de estratégias surpreendentes e criativas você pode cativar os seus clientes e transformá-los em verdadeiros embaixadores da sua marca.
É verdade que o melhor marketing do mundo continua sendo o boca a boca. Então, para conquistar um cliente e deixa-lo satisfeito é preciso cultivar uma relação de longo prazo.
Confira nossas dicas para turbinar as suas estratégias de marketing de relacionamento:
1 – Monitoramento
Tenha um sistema de dados dos seus clientes. Pode ser um Customer Relationship Management (CRM) ou ferramentas mais simples, conforme o tamanho do seu negócio. Uma planilha ou banco de dados com os contatos dos clientes organizados fazem a diferença.
2 – Investimento em ações especiais
Ações de relacionamento devem ser surpreendentes e ritmadas. Isso quer dizer que todos os lançamentos, promoções, ofertas e notícias relevantes devem ser informadas à sua clientela. Você também pode privilegiar seus clientes mais fiéis avisando antes e fornecendo descontos ou facilidades especiais.
3 – Comunicação de um jeito inovador
Busque a inovação sempre, criando conteúdos exclusivos e conectando o seu negócio aos clientes. Aí entram os informativos, as revistas, as newsletters, as ações em mídias sociais e outros materiais que levam informação relevante e qualificada.
4 – Plano de fidelização
Clientes fiéis merecem vantagens e benefícios exclusivos e customizados. Planos de fidelização são ótimas atitudes para valorizar os clientes e motivar a relação deles com o seu negócio.
5 – Foco no atendimento
Encare o seu processo de atendimento como um diferencial. Esse é o primeiro passo para encantar os clientes. Uma boa equipe de vendas capta os sinais dados pelos compradores, com sensibilidade e disponibilidade para ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.