Publicado em: 22 de dezembro de 2015
Como ficar na primeira página de resultados do Google
A busca por bons resultados na área orgânica (grátis) do Google ou pela famosa primeira página é um dos principais objetivos de toda agência que trabalha com o universo online. Diferente da área patrocinada (Adwords) do Google, a área orgânica reúne aproximadamente 75% dos cliques, com possibilidade de chegar a um percentual ainda maior.
Tem mais: você sabia que para atingir o ideal de figurar na primeira página dos resultados do Google o custo é praticamente zero? Isso porque todo o investimento é técnico e intelectual: envolve conhecimento, tempo e muita dedicação.
Todo mundo sabe que os resultados do Google aparecem em forma de ranking. Isso faz com que os primeiros colocados levem a maioria dos cliques. Você sabia que quase 90% dos visitantes não passa da primeira página do Google? É por isso que você precisa estar lá!
Você deve estar se perguntando: mas quais são os critérios do Google para a exibição na primeira página? De forma resumida, é bem simples. É fazer com que o seu resultado seja o melhor para aquela busca. Veremos a seguir o detalhamento desse conceito.
Não existe fórmula pronta
Para aparecer na primeira página do Google não existe receita, fórmula ou um roteiro a seguir. As opções estratégicas mudam a cada negócio e a cada palavra-chave escolhida. Todo o trabalho é extremamente customizado, pensando nos objetivos de cada empresa e, claro, no seu público.
Por isso, a aplicação das técnicas que levam aos bons resultados precisa de planejamento, estratégia e tempo. O trabalho vai sendo ajustado conforme os resultados vão aparecendo (ou não), o que demanda acompanhamento técnico e olhar crítico.
Para aparecer na primeira página das pesquisas orgânicas, o Google deve considerar que o seu site é um dos 10 sites mais importantes para aquela palavra-chave buscada. “Simples” assim. Para fazer esse ranking, o Google usa uma combinação de mais de 200 variáveis. O primeiro passo é avaliar o seu site e planejar algumas melhorias.
Site: o caminho das pedras
A regra é clara: para estar na primeira página é preciso agradar os robôs dos sistemas de busca do Google. Para isso é imprescindível ter um site bem programado, otimizado, com conteúdo relevante e qualificado e com um bom número de visitantes em comparação à concorrência. A frequente atualização da página com novas informações, promoções, entre outras ações, também são muito importantes.
Atenção: sites com navegação difícil, design poluído, desatualizados e páginas fora do ar recebem pontos negativos do Google.
Otimização e redirecionamento: o pulo do gato
O trabalho de otimização nada mais é do que preparar o seu site para ser encontrado pelos buscadores. As ações de otimização ou SEO (Search Engine Optimization) envolvem definições de palavras-chave, descrições e títulos, URL amigável, identificação de imagens, entre outras atividades. É um pacote de análise e melhorias técnicas para chegar aos resultados esperados.
Além da otimização, outro fator importante para um bom rankeamento é o redirecionamento. Ele trata dos links externos que indicam visitas para o seu site. Cada vez que alguém posta o seu link ou comenta sobre ele em blogs e outros sites você ganha pontos e vai se tornando referência no assunto tratado. Essa condição de referência, obtida através da quantidade (e da qualidade) de links externos, ajuda muito no ranking do Google e pode ajudar a levar a sua empresa para a primeira página.