Publicado em: 18 de maio de 2020
Saiba como usar o Google Trends e criar insights para sua marca
Acompanhar as tendências de mercado nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos dinâmicos e com mudanças de comportamento a todo o momento. Para garantir que a sua marca ou empresa esteja sempre atualizada das novidades e criar uma estratégia de marketing digital eficiente, o Google Trends pode ajudar!
O que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que permite analisar como andam as buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico. Por meio dela, também é possível acompanhar a evolução dessa pesquisa desde 2004, os dados mais antigos disponibilizados pela plataforma, obtendo gráficos que mostram o volume de pesquisa em determinadas datas.
Além da busca por palavras-chaves, os resultados podem ser filtrados por país, região, estado, cidade, categoria e até por dia e hora. Também é possível obter informações sobre imagens, notícias, compras e pesquisas no Youtube.
Por que sua marca precisa do Google Trends?
O Google Trends pode fornecer diversos insights para sua marca, contribuindo não somente com a criação de conteúdo, mas também para novas estratégias de marketing digital.
Em questões de SEO, o Google Trends é uma ferramenta importantíssima e que fornece diversas ideias de conteúdo relevante para sua marca. Sabendo quais são as palavras-chave mais pesquisadas no seu segmento, é possível traçar uma estratégia de criação de conteúdo mais rápida e eficaz. Também é possível analisar qual a melhor palavra-chave a ser usada em um determinado conteúdo: biscoito ou bolacha, removedor ou acetona, por exemplo?
Acompanhar as tendências também proporciona à sua marca uma visão ampliada de como andam seus concorrentes. Os gráficos mostram a queda e o aumento de buscas, bem como o volume em determinado período. Assim, é possível saber se seu produto ou serviço está em alta no Google e se as estratégias de marketing adotadas estão sendo eficazes ou precisam ser revistas.
Confira o que mais é possível fazer com o Google Trends:
- Comparar palavras-chave e termos da sua busca em resultados de diferentes línguas, localidades e períodos de tempo;
- Refinar resultados por categoria: se a palavra-chave tem mais de um resultado, é possível filtrar qual categoria você deseja acessar. É o caso de buscas por “máscaras” e “shopping”, por exemplo;
- Encontrar outras palavras relacionadas ao seu termo para diversificar a produção de conteúdo;
- Incorporar dados e gráficos diretamente no seu conteúdo, enriquecendo a informação.
A produção de conteúdo pode ajudar sua marca a chegar nas primeiras posições de resultados do Google. Quer saber como? Entre em contato com a gente!