Publicado em: 28 de janeiro de 2020
Vender pelo Instagram: possibilidades de transformar seu perfil em vendas
Não é difícil defender a ideia de que uma marca precisa estar onde o público dela está. E quando o assunto é abrir múltiplas oportunidades de contato com o público, o Instagram segue como uma rede cada vez mais rentável para as marcas. Quer descobrir como vender pelo Instagram? Das ações mais básicas às mais elaboradas, nossas dicas serão capazes de mostrar que, com a estratégia certa, é possível vender pelo Instagram.
Confira as dicas da Priory Comunicação. Boa leitura!
Presença profissionalizada
Tem quem acredite que criar artes bonitas e um calendário de postagens é o bastante para começar a vender pelo Instagram. Não é!
Uma presença estratégica nas redes sociais é dividida em alguns direcionamentos:
● Brand Awareness ou Reconhecimento de marca: posicionar sua marca em relação aos conceitos, ideias e propósitos que a traduzem;
● Social Selling: desenvolver um relacionamento a longo prazo com o público como estratégia de vendas;
● Venda e posicionamento comercial: divulgação dos valores entregues pelos produtos ou serviços com chamada à compra.
Neste artigo, vamos focar nos dois últimos pontos, Social Selling e Venda e posicionamento comercial.
O Social Selling é representado pelos posts nos quais você relaciona sua marca ao universo de dores e angústias da sua Buyer Persona de forma mais branda, explorando mais sua expertise e conhecimento para que o público saiba que você é autoridade na área.
Este tipo de postagem vai criando cada vez mais adesão da sua marca ao seu nicho e faz com que o seu público lembre de você sempre que precisar do que você vende.
Já os posts de venda e posicionamento comercial tratam da atração direta de quem está pronto para comprar. São os posts que mostram o seu preço, o seu produto, o valor da sua entrega e já chamam para a compra.
Segmentar seu posicionamento com conteúdos relevantes para todas essas frentes é um ótimo primeiro passo para um perfil de sucesso no Instagram.
Mas não podemos esquecer que, dentro de cada uma dessas frentes, você tem várias opções e formatos dentro do Instagram. Vamos a elas:
Post completo
Criou uma boa arte e fez um texto vendedor para a legenda? Agora é hora de colocar em prática os demais elementos que o Instagram proporciona para ampliar seu poder de vendas. Nunca se esqueça deles:
– Localize as fotos: marcar a localização da sua empresa é uma ótima forma de deixar o seu post ainda mais interessante para o seu público. Nunca deixe de marcar a localização, principalmente se você trabalha com varejo e demais negócios B2C.
– Hashtags: o Instagram permite até 30 por posts, mas é bom não poluir demais a sua publicação. Seja criterioso na escolha e lembre-se que essa marcação é muito importante para que o seu perfil esteja sempre no radar do seu público.
– Horário: redes sociais não têm fórmula exata. O que dá certo para um pode não dar certo para outro perfil. Portanto, analise sempre a movimentação do engajamento e escolha os melhores horários de movimentação do seu perfil.
Múltiplos formatos, diferentes estratégias
O grande sucesso da plataforma está em seus diferentes formatos de interação. O feed, os Stories, o IGTV, o Instagram Shopping e até as mensagens diretas são seus aliados na estratégia de venda.
Mas como se posicionar em cada um deles? Confira:
– Feed: nunca aceite nada menos que uma arte profissional e um texto com ótimo copywriting. Construa uma narrativa visual coesa com a identidade visual da sua marca e lembre-se dos diferentes posicionamentos das publicações que falamos acima (Brand Awareness, Social Selling e Vendas).
– Stories: artes e vídeos profissionais sempre serão bem-vindos, mas os Stories trazem muito resultado para as ações mais espontâneas da sua marca. Além de abrir espaço para criações mais casuais, com fotos ou vídeos de pedidos sendo embalados ou da sua equipe fazendo o processo de venda acontecer, os Stories têm ferramentas diretas de interação: perguntas, enquetes, testes, compartilhamento de menções, etc.
– IGTV: que tal produzir vídeos mais longos com um aprofundamento do seu processo de produção ou uma entrevista com um dos seus clientes mais engajados? Conteúdos assim demandam investimento de dinheiro, de tempo e de uma equipe técnica.
– Instagram Shopping: para criar um link direto entre o seu post e uma página de vendas, o Instagram Shopping vai exigir da sua marca um perfil no Facebook. Os seus produtos precisam estar cadastrados no Facebook Marketplace para serem marcados na sua página de Instagram. Essa é uma ferramenta essencial para encurtar o processo de vendas e fazer o seu perfil vender mais.
– Instagram Ads: investir em alcance pago é essencial para ter sucesso online. Portanto, separe uma verba para impulsionar o alcance dos seus posts e criar anúncios segmentados para o seu público. O formato do anúncio é igual às fotos e vídeos do feed, a diferença é que terá a tag “patrocinado” logo em cima do post.
Já se sente preparado(a) para adotar uma postura profissional de vendas no Instagram?
Agora que você conhece as inúmeras possibilidades, acesse este e-book para dar o primeiro grande passo: criar uma conta comercial.
No e-book da Priory você encontra outras dicas de marketing digital direcionadas ao Instagram que vão te ajudar bastante nesse processo.
A Priory Comunicação conhece a fundo a ferramenta e está sempre pronta para colocar um plano de ação em prática. Vamos construir uma estratégia de vendas pelo Instagram juntos? Fale com a nossa equipe: [email protected] | Ou direto pelo WhatsApp.